terça-feira, 6 de julho de 2010

HIDROCEFALIA


A hidrocefalia é caracterizada pela presença excessiva de líquido cefalorraquidiano (licor) no cérebro. Normalmente este líquido deveria ser drenado para fora do cérebro e sua absorção ocorrida de forma natural pelo corpo. Com o excesso de líquido no ventrículo cerebral a criança quando menor de 2 anos de idade, vai apresentar o crescimento anormal da cabeça, isso ocorre porque antes dos 2 anos de idade os ossos do crânio ainda não se soldaram e cresce acompanhando o inchaço do cérebro.
Nas crianças acima desta idade, o excesso de líquido levará a um aumento da pressão na cabeça da criança, causando cefaléia, vômitos, nauseas, incordenação motora, alteração da personalidade e disturbios visuais.
A Hidrocefalia também pode ser adiquirida após a idade adulta, seja por infecções nas meninges (meningites), tumores cerebrais ou acidentes.
Õ tratamento para hidrocefalia é a cirurgia, temos a colocação de válvula para drenagem deste liquido em excesso, ela é implantada no cerébro e segue até a cavidade abdominal (ou por vezes para a região de pulmões e coração), este procedimento pode ser realizado várias vezes durante a vida do paciente para ajuste do tamanho da válvula conforme o crescimento do paciente.
Outra alternativa realizada em 1/3 dos casos, é a chamada terceiro ventriculostomia, onde um orifício no assoalho do cérebro drena o líquido.
Como disse anteriormente este é um pequeno resumo do seminário apresentado em salapara o curso de Instrumentação Cirurgica, diciplina de bioética, pequeno resumo pois mais importante do que relatar a patologia exautando tratamentos e etc, prefiro ressaltar o impacto psicológico que a hidrocefalia tráz ao paciente e aos familiares. Devido ao "pré - conceito" que as pessoas tem dos pacientes com hidrocefalia, há um sofrimento muito grande por parte daqueles que a tem ou tem casos na família. Não há um projeto de inclusão social, há discriminação nas escolas e na sociedade como um todo. Por isso no caso da hidro. congênita o diagnóstico precoce é a salvação da criança, que não terá uma hidrocefalia muito aparente e assim sofrerá menor discriminação e menor defícit intelecto psico e motor.
A hidrocefalia causa certas limitações, porem são menores do que a maioria de nós pensamos (quando cedo diagnosticada e tratada corretamente).
A imagem que coloquei é da válvula drenando o líquido para cavidade abdominal e para região de pulmões e mediastino.
Para quem tiver interesse mando o trabalho completo com: O que é hidro, seus tipos, quadro clínico, tratamento, consequências, mielomeningocele, espinha bífida, história das válvulas, imagens e depoimentos , contate por e-mail: tabata_oliveira@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário