quarta-feira, 4 de agosto de 2010

FIOS CIRURGICOS



Definir fios e agulhas na teoria é fácil, mas na pratica quando o cirurgião pede um vicryl e na mesa há náilon, vicryl, prolene e etc, aí complica...as texturas deles são parecidas e não há uma formula para distingui-los, o segredo é manter os fios embalados até a hora do cirurgião pedi-los e após o uso, manter o fio no porta agulha em cima da embalagem. Mas é preciso saber ou ao menos fazer um esforço para saber as diferenças.
Algumas diferenças na textura dos fios:
Dos absorvíveis o CATGUT SIMPLES tem característica amarelada e durinha, como se fosse um fio de espaguete antes de ser cozido. Já o CROMADO se distingue pela cor dourada, o VICRYL dos absorvíveis tem característica menos comum, talves por não ser de origem animal.
Dos Absorvíveis, o ALGODÃO é Como um fio de costura que temos em casa, assim, há muita semelhança com o POLICOT (algodão, geralmente preto, policot azul), Já o náilon é mais fácil de distinguir tem a característica fina e lisa (monofilamentar) que vem a nossa mente quando pensamos em sutura. O SUPRAMID, também é fácil de identificar, por ter aparência de plástico, firme e grosso, o PROLENE também monofilamentar parece um “Supramid mais fino”, já o ACIFLEX é o mais fácil de identificar assim como os de sua classe, por ser de origem metálica.

Quanto ao calibre dos fios: Quanto maior o número, menor o diâmetro e seu diâmetro acompanha a força tênsil.

A Absorção do fio também é relativa:
O Catgut simples é absorvido pelo organismo em 7 dias, o Cromado em 30 e o Vicryl geralmente em 120 dias. Podemos ter como exemplo uma cesárea, onde o tecido a ser suturado não é tão sensível e é preciso ter certeza de que a sutura não irá se desfazer antes que o tecido seja fechado pelo organismo. Então é prudente utilizar aquele fio que demorará mais tempo para ser absorvido.

Quanto a apresentação dos fios, encontramos os Pré cortados, em rolinho, bi agulhados (geralmente utilizados em neurocirurgias) e os agulhados (ou encoastados) que são os mais comuns.

Cada cirurgião tem seu fio de preferência para determinadas cirurgias por motivos particulares e diferentes. Mas há uma tabela básica de fio que se pode fazer, que, tendo os fios pode-se realizar uma cirurgia geral:
São eles: o Catgut 2.0, o Catgut Cromado 1, o Vicryl 0, o Náilon 3.0 a 4.0 e o algodão 2.0.

É bom lembrar que a todo momento surgem novidades no mercado e é preciso ficar atento, como por exemplo o Vicryl Plus com antibactericida, é uma ótima opção, pois diferente do Mnocryl que é monofilamentar (liso) diminuindo o risco de um microorganismo se instalar entre os filamentos, o Vicryl é multifilamentar, então um fio multifilamentar com antibactericida é uma genial idéia.

Um comentário: